CUT-CE abre inscrições para o Seminário Feminismo, Democracia e Igualdade no Trabalho!

    A Executiva Estadual da CUT-Ceará e a Coordenação do Coletivo da Mulher Trabalhadora da CUT Ceará convidam todas as entidades filiadas a participarem do Seminário Feminismo, Democracia e Igualdade no Trabalho! No dia 05 de março, das 8h às 16h, serão discutidas e refletidas questões de fundamental interesse nesse debate.


    O momento é de afirmação das pautas feministas, entendendo o feminismo como um movimento social que defende igualdade de direitos e status entre homens e mulheres em todos os campos. Como não poderia deixar de ser, o empoderamento das mulheres na participação política e no exercício da democracia está entre os temas dessa pauta.


    Entre as conquistas feministas de participação, a principal delas está no mundo do trabalho. No entanto, os avanços ainda esbarram na desigualdade salarial. As trabalhadoras brasileiras recebem, em média, 38,5% a menos que os homens. Dado que pode chegar a 50% no caso das mulheres negras. Para a superação dessa realidade, é preciso fortalecer a ação feminista.

    O Seminário Feminismo, Democracia e Igualdade no Trabalho! integra no Ceará a campanha nacional da CUT “Igualdade no Trabalho”. Cutistas de todo o Brasil, representando os mais diversos ramos de atividade e categorias profissionais, participam da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontece de 08 a 18 de março, reafirmando a luta por ampliação de direitos e avanços nas conquistas, por uma sociedade justa e igualitária.


    O Seminário faz parte das atividades do Dia Internacional da Mulher, data comemorada em referência ao dia 08 de março de 1857, quando operárias da indústria têxtil de Nova York entram em greve reivindicando redução da jornada de trabalho e direito à licença maternidade. Como forma de reprimir o movimento, as mulheres foram trancadas e a fábrica incendiada, levando a morte de 129 delas. A data se tornou referência para todas as mulheres do mundo celebrarem e comemorarem suas lutas.


    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 03 de março na sede da CUT Ceará por Fax ou telefone. O Seminário conta com o apoio do Sindicato dos Bancários, Fetamce, Fetraece, Sindbeleza, SSPM de Barreira e Acarape, ADS, Sindsef.


    Seminário Feminismo, Democracia e Igualdade no Trabalho!

    Dia 05/03/2010

    Hora: 8h às 16h

    Local: Auditório da Fetraece (Rua Visconde do Rio Branco, nº 2198, Joaquim Távora)

    Inscrições e informações com Eliane Almeida: (85) 3264.7352

    www.cutceara.org.br

    Email: semt.cutce@hotmail.com

    Programação:

    08h – Café da manhã

    08h30min – Acolhida: um toque de beleza


    09h30min – Mesa de abertura

    Integrantes: Carmem Silvia Santiago – SEMT/CUT-CE

    Jerônimo do Nascimento – Presidente da CUT/Ceará

    Representantes das Federações Fetamce, Fetrace, Fetraece.

    Entidades Convidadas


    9h50min – Mesa 01: Feminismo e a Organização política das MulheresExpositora: Profª Dra. Gema Galgani, Departamento de Economia Doméstica da UFC, Programa Residência Agrária e do Observatório da Educação do Campo/MEC – Núcleo UFC.

    Debatedora: Sheila Nogueira (FCM).

    Coordenação: Ozaneide de Paula (Fetamce)


    11h15min – Mesa 02: A organização das mulheres no Mundo do Trabalho

    Expositora: Rosane Silva , Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT

    Debatedora: Carmem Silvia Santiago – SEMT/CUT-CE

    Coordenação: Liduina Marques – Fetrace


    12h30min – Almoço.


    14h – Mesa 03: Mulher, Poder, Participação e Democracia

    Expositora: Deputada estadual Rachel Marques, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa.

    Debatedora: Rosane Silva , Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT

    Coordenação: Antônia Alves (Dita) – Fetraece


    15h20min – Lançamento da Convenção 156


    16h – Encerramento


    Source: Fetamce


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353