Caminhada pelo Centro de Fortaleza marca Dia Nacional de Luta em Defesa do Magistério no Ceará

    Uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza vai marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Unificado do Magistério, nesta terça-feira (20/04), no Ceará. Caravanas de professores vindas de todo o Estado se concentram na Praça da Bandeira e seguem até a Praça do Ferreira, onde ocorrerá ato político às 16 horas. O objetivo é chamar a atenção para a obrigatoriedade da implantação e atualização do valor do Piso pelas Prefeituras, bem como para a revisão dos Planos de Carreira do Magistério.


    O ato é promovido pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), CUT-CE e entidades filiadas. “Estaremos reivindicando o respeito aos dispositivos da Lei 11.738/08 (Lei do Piso). Entre os principais pontos, defendemos o valor do Piso enquanto salário ou vencimento base, determinação de carga horária máxima semanal de 40 horas e estabelecimento de 1/3 desta para horas atividades, além da construção ou revisão participativa do Plano de Cargos e Carreira do Magistério. Ou seja, nossa luta não se restringe a discussão salarial, mas na concretização de ações que valorizem os profissionais do magistério público”, defende a Secretária de Imprensa e Comunicação da Fetamce, Enedina Soares da Silva.


    De acordo com ela, será divulgado o resultado de Mapeamento Parcial da Implantação do Piso no Ceará, divulgado pela Fetamce. O levantamento foi inicialmente realizado em 66 municípios com informações prestadas pelos sindicatos. A perspectiva é desenvolver o Mapeamento em todos os municípios do Ceará, envolvendo sindicatos de servidores municipais. “Muitos municípios promoveram a elaboração de um novo Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais do Magistério (professores e pessoal de suporte pedagógico), contudo este não representou em sua maioria a valorização dos servidores, em total contradição com a nova visão de carreira e gestão de pessoas”, aponta Enedina.


    A Fetamce congrega 126 sindicatos de servidores municipais, com atuação em 134 municípios do Ceará. O ato nacional é coordenado pela Confetam, e está programado para ocorrer em todas as capitais e no Distrito Federal.


    Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso Nacional do Magistério

    Data: 20 de abril (terça-feira)

    Local: concentração às 14h na Praça da Bandeira saindo em caminhada para a Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, às 16h.


    Programação:

    14h – Concentração na Praça da Bandeira

    15h – Caminhada até a Praça do Ferreira

    16h – Ato Público

    18h – Encerramento


    Contato e informações:(85) 9169.4408

    E-mail: fetamce@hotmail.com/fetamce@fetamce.org.br.


    Source: Fetamce


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353